Serviços de Neuropsicologia
Rastreio Cognitivo
Se suspeita que pode ter algum problema cognitivo (por exemplo memória, atenção ou raciocínio), venha fazer um rastreio cognitivo sem qualquer compromisso. Em apenas 20 minutos, conseguimos identificar a presença de défices cognitivos. Contudo, este rastreio dá apenas uma ideia do desempenho cognitivo global e não permite fazer um diagnóstico.
Avaliação Neuropsicológica
Para detetar défices e ajudar no diagnóstico e plano de reabilitação de perturbações neurocognitivas, AVC ou outras lesões, dispomos do serviço de avaliação neuropsicológica. Durante esta avaliação são feitas entrevistas e aplicados testes neuropsicológicos que permitem identificar o grau das dificuldades e as capacidades preservadas.
/
Estimulação Cognitiva
Melhore o seu funcionamento cognitivo e promova as suas competências nas nossas sessões de estimulação cognitiva. Estas sessões focam-se no desenvolvimento de estratégias de compensação e no treino de competências, com o intuito de diminuir as dificuldades.
Reabilitação Neuropsicológica Pós-AVC
A reabilitação neuropsicológica pós-AVC é indicada para os sobreviventes de AVC que queiram recuperar as dificuldades de memória, atenção, planeamento. Para além das dificuldades cognitivas, são trabalhadas as alterações emocionais e comportamentais comuns após um AVC.
Consulta do Cuidador
Dedicada a todos os cuidadores informais, esta consulta ajuda-os a encontrar tempo para si e a sentirem-se ouvidos. Isto é, abre um espaço para cuidar do cuidador. Mas faz mais do que isso: também permite a aprendizagem de novas estratégias de cuidar e é uma oportunidade para tirar dúvidas sobre a patologia da pessoa que é cuidada.
Formação e Consultoria
Para as instituições que procuram melhorar as suas respostas e serviços, em especial para os utentes com quadros demenciais, disponibilizamos um serviço feito à medida. Este poderá incluir ações de capacitação para a equipa, consultoria sobre a adaptação de espaços, ou outra resposta às necessidades da instituição.
“O conhecimento que temos hoje sobre o cérebro é relativamente pequeno se o compararmos com o que ainda temos para descobrir, e muito grande se o compararmos com o que sabíamos apenas há alguns anos atrás.”
ALEXENDER LURIA
Neuropsicólogo